domingo, julho 6

Texto nº6: CONCLUSÃO

Concluo aqui este breve especial sobre Robert Bresson com um convite aos leitores: no final do mês de agosto e no início de setembro será realizado uma pequena Mostra Robert Bresson promovida pelo Projeto IMAGENS - Cinema na UEFS, do qual o autor deste especial é integrante. O IMAGENS é um projeto sem fins lucrativos realizado por professores, alunos e funcionários e apoiado pela Biblioteca Central Julieta Carteado e pela Pró-Reitoria de Extensão da UEFS que visa proporcionar à comunidade universitária e às escolas da cidade mostras de filmes, eventos relacionados e oficinas de e sobre cinema.

Sou relativamente novo no projeto que comemora seus 4 anos em 2008, e convido a todos que venham apreciar a Mostra Robert Bresson: três obras-primas de sua notável filmografia serão exibidas lá, na própria biblioteca da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana - com datas e horários a definir.


Fiquem atentos a partir de agosto nos corredores do campus para ver os cartazes relacionados, ou mesmo no site da UEFS e ainda aqui no Fundo do Poço, para saber os dias dessas 3 imperdíveis projeções. Conto com a presença de vocês!

Abaixo se encontra uma pequena listinha de livros e filmes relacionados com tudo o que eu abordei nos textos publicados. Só posso agradecer a Robert Bresson, esse gênio da sétima arte, por existir e por feito filmes tão fascinantes.

Livros recomendados:

* BRESSON, Robert. Notas sobre o cinematógrafo. Iluminuras, 143 pág.
* MAUPASSANT, Guy de. Bola de sebo e outros contos. Editora Globo, 269 pág.
* MAUPASSANT, Guy de. As Grandes Paixões. Record, 398 pag.
* MAURIAC, François. Thérèse Desqueyroux. COSAC&NAIFY, 187 pág.

Filmes recomendados:

* A grande testemunha (ROBERT BRESSON)
* Pickpocket - o batedor de carteiras (ROBERT BRESSON)
* Um condenado à morte escapou (ROBERT BRESSON
* Mouchette, a virgem possuída (ROBERT BRESSON)
* Diário de um pároco de aldeia (ROBERT BRESSON)
* O dinheiro (ROBERT BRESSON)
* O processo de Joana D’arc (ROBERT BRESSON)

Nenhum comentário: